quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

2017 Natal

Natal

Os meus Natais, sempre foram bonitos.

O pai Natal sempre foi verdadeiro e ainda é... A única época em que coloquei em dúvida a sua existência, o Homem gordo e de barbas brancas, atirou a saca dos presentes pela chaminé abaixo e só vos conto, que o susto, que eu e a minha Prima Bela apanhamos na altura, foi de tal ordem, que as minhas dúvidas sobre O Pai Natal, desapareceram por completo e perpetuamente.

Quase sempre festejado em família, uma grande parte dos anos em Magoito.

Os doces eram sempre feitos pela minha Mãe, pela tia Corália e pela tia Lucília, enquanto os homens da casa iam jogando ás cartas.

A nós( mais pequenas) era nos dada autorização para colocar a mesa enquanto  rapinávamos os sonhos  acabadinhos de fazer... ainda sinto o cheiro dos fritos, do açúcar e da canela embora eu nunca tenha sido muito amante de doces... aliás os únicos que comia no Natal, eram exatamente , esses sonhos ainda quentes, enquanto a mãe e as tias iam dizendo que aquilo fazia mal á barriga .

Depois vinha a eterna espera... pela meia noite... os sons dos sinos das renas do Pai Natal, que não sei como sempre conseguíamos ouvir, aquele barulho de alguma coisa em cima do telhado que nos arrepiava e depois as prendas... as tão esperadas prendas...

A mãe não está mais connosco e as tias... embora ainda vivas... estão longe... muito longe das doces e fortes mulheres que eram... o tempo passou sem que eu desse por isso ... e este Natal vai ser mais vazio e pela primeira vez não creio que seja um Natal bonito...

Desejo a todos um Bom Natal, cheio de saúde, de Paz e de Amor... e aos mais pequenos... que sejam muito felizes, e que aproveitem... que aproveitem muito esta época bonita... que aproveitem as pessoas que têm ao lado... porque de repente ... tudo muda... e as pessoas mais importantes da nossa vida desaparecem... deixando uma saudade tão forte mas tão forte que as palavras desaparecem das nossas gargantas dando lugar apenas ás lágrimas...

Boas festas


Paula Trigo


Sem comentários:

Enviar um comentário

Feira do Livro em Lisboa 2023